-O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e lideranças do Pacto Oeste, vão apresentar hoje (25) ao governador Beto Richa o projeto que pretende fazer do eixo Cascavel-Guaíra e mais o Departamento de Canindeyú (Paraguai) no maior corredor de produção de proteína animal do mundo. O objetivo é implantar na região o maior centro logístico do interior do continente, integrado ao fluxo de mercadorias entre os oceanos Atlântico e Pacífico. O Pacto Oeste, que reúne onze municípios e parte do Paraguai, se constitui em um forum orientado para o desenvolvimento do eixo multifuncional e multimodal da região.
-A Secretaria Estadual da Educação e o Sistema Fecomércio firmaram um convênio para realização, em 17 municípios, de atividades em contraturno nas escolas da rede estadual que oferecem Ensino Médio. O vice-governador e secretário Flávio Arns e o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, informaram que a meta é atender 2.550 alunos em 2011. As atividades ocorrerão em turno contrário ao da escola, três vezes por semana, completando uma carga horária anual de 189 horas pelo Sesc e 112 horas pelo Senac.
-Sedu e Paranacidade desenvolvem novos programas de infraestrutura - O objetivo é oferecer aos municípios novas opções de programas e financiamentos, estimulando o desenvolvimento regional. “Nossa intenção é fazer com que os programas melhorem a vida de quem trabalha e reside nos municípios do interior, especialmente nas pequenas cidades com indicadores socioeconômicos abaixo da média do Estado”, diz o secretário de Desenvolvimento Urbano, César Silvestri. Entre as possibilidades em estudo estão a construção de barracões industriais e o financiamento de obras de infraestrutura complementares à ação da Cohapar em conjuntos habitacionais.
-Governo federal deve acelerar obras de ampliação do Porto de Paranaguá - Os projetos de ampliação somam investimentos de R$ 1,1 bilhão. Com isso, o porto passará de 20 para 32 berços de atracação, permitindo aumentar a capacidade de movimentação de cargas da Appa em até 60%, passando dos atuais 38 milhões de toneladas/ano para 60 milhões de toneladas/ano. “Esta é uma obra para ser concluída em até quatro anos. Já estamos em fase de contratação e elaboração dos projetos básicos”, disse o secretário José Richa Filho.
-Novo piso regional, que deve ser votado nesta semana pela Assembléia Legislativa, foi estabelecido após estudo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), que utilizou os indicadores mais sensíveis ao funcionamento do mercado de trabalho nacional e regional, com ênfase para inflação, emprego, Produto Interno Bruto (PIB) e produtividade. O reajuste proposto é de 6,9%. O piso regional cresceu 121%, entre 2005 e 2010, contra 70% do nacional.
-Secretaria da Segurança vai implantar boletim de ocorrências eletrônico - Pela internet, as pessoas vão poder informar furtos e roubos de veículos, perda ou furto de documentos e outras ocorrências, sem a necessidade de comparecer a uma delegacia para prestar a queixa. A medida foi anunciada pelo secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, na noite de terça-feira (19) na reunião do Conselho de Segurança da área central de Curitiba, no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).