quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Paciente Impaciente

A celeuma criada entre a Prefeitura de São Pedro do Iguaçu e o Hospital, vem causando sérios problemas para os usuários do sistema de saúde, uma vez que os serviços que não podem ser feitos no posto de saúde tem que ser feitos em cidades da região, isso está causando sérios problemas aos usuários, uma vez que agora tem que buscarem atendimento em outras cidades, o que acarreta gastos desnecessários com combustível, desgaste de veículos, sem falar dos riscos naturais da estrada.
A medida de romper o contrato unilateralmente com o hospital foi prematuro e pouco discutido com a população. O argumento usado pelo município é o da economia, entretanto essa “economia” parece comprometer o atendimento e é questionada, uma vez que mais profissionais terão que ser contratados para substituir os do hospital e pior, o posto de saúde não está equipado para prestar muitos dos serviços oferecidos pelo hospital, procedimentos simples que antes eram resolvidos aqui agora tem que se deslocar a Toledo. Os usuários do sistema estão se transformando em pacientes “passageiros”.
O custo benefício do rompimento do contrato fica muito aquém da economia preconizada, é  prejudicial aos cidadãos, espero que essa decisão seja revista e que município e hospital possam chegar ao a um acordo que favoreça a população.