Funcionários da TV Educativa registraram em cartório uma carta aberta endereçada ao vencedor da disputa eleitoral ao governo do Estado, seja ele Beto Richa (PSDB) ou Osmar Dias (PDT). O documento revela o descontentamento dos servidores públicos com o uso pessoal e político da emissora pelo ex-governador Roberto Requião (PMDB). Eles argumentam que o próximo Governo, “terá uma tarefa da mais alta importância, que será higienizar a emissora, contaminada pelo governo anterior, metamorfoseando-a em descarado palanque governamental”. A carta diz ainda que durante oito anos o ex-governador Roberto Requião “empobreceu” a emissora e eliminou programas educativos. Além disso, os funcionários reclamam que o ex-mandatário e seus assessores ficaram “se pavoneando na Escola de Governo, quando acintosamente regurgitam seus feitos sem o menor senso do ridículo”.
Não é novidade alguma que Requião sempre fez uso da TV Educativa ao seu bel prazer. O próprio senador Osmar Dias, após ser derrotado nas eleições ao governo de 2006, sentiu na pele a ira do ex-governador.
Na Escolinha de Governo, Requião acusou Osmar Dias de fraude na compra de uma fazenda em Tocantins. Também atacou outros adversários e políticos, como o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Por conta disso, acumula quase R$ 2 milhões em multas.