quarta-feira, 15 de junho de 2011

-Sábado é dia de vacinar as crianças contra poliomielite - A primeira etapa da campanha anual de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) será realizada no próximo sábado, 18 de junho. Cerca de 730 mil crianças de zero a menos de cinco anos deverão receber as duas gotinhas da vacina Sabin no Paraná. O governo disponibilizou mais de 1,1 milhão doses para a primeira etapa. A meta é vacinar no mínimo 95% das crianças. A segunda etapa da campanha será no dia 13 de agosto. A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do Estado das 8 às 17 horas e em unidades volantes (mercados, praças, shoppings) estruturadas pelos municípios. Mais de 8 mil profissionais serão envolvidos no dia “D”. O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, participa do lançamento da campanha na Unidade de Saúde Jardim das Graças, em Colombo, região metropolitana de Curitiba, às 11 horas. Caputo Neto vai estar acompanhado do prefeito de Colombo, José Antonio Camargo, e da secretária municipal de Saúde, Ivonne Busato.

 

-Copel esclarece mudanças na data de leitura e vencimento das contas de luz - A Copel esclareceu nesta terça-feira (14) que a emissão de contas de luz com valores superiores à média, verificada este mês para boa parte dos consumidores, é ocasional e decorre de uma mudança no sistema de gestão de consumidores que alterou temporariamente a rotina de leitura do consumo, processamento e entrega das faturas. Não houve reajuste nas tarifas de energia e os valores voltarão aos patamares normais a partir da próxima conta. A Copel está implantando desde o mês de maio um novo programa para o gerenciamento dos consumidores de energia elétrica, que irá permitir à companhia oferecer, em breve, novos serviços e comodidades à população. Entre eles, o acompanhamento e modelagem do uso de eletricidade nos domicílios – uma conseqüência do avanço tecnológico na área das redes elétricas inteligentes, chamadas de “smart grids”, que vem se desenvolvendo com muita rapidez.

 

-Evento lembrará dia de combate à violência contra o idoso - O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa será lembrado em Curitiba nesta terça-feira (15), com um evento marcado para as 9 horas, na Biblioteca Pública do Paraná. O encontro é organizado pelo Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana, com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Ao meio-dia será realizada uma manifestação na Boca Maldita (calçadão da Rua XV, centro). Durante o evento os Correios farão o lançamento nacional de um selo comemorativo para simbolizar a proteção, a solidariedade e o respeito às pessoas idosas. O selo retrata um casal de idosos protegidos por um guarda-chuva estampado com palavras de amor, respeito, dignidade e carinho. O selo custa R$ 1,10. Foram impressos 300 mil unidades. O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15) foi instituído em 2006 pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. Todos os anos a data é marcada por eventos no mundo todo, visando mobilizar e sensibilizar a sociedade.


-Para aumentar o número de doadores de sangue no país, o Ministério da Saúde ampliou o limite de idade para doadores de sangue, que agora é de pessoas entre 16 e 68 anos. A expectativa é incentivar cerca de 14 milhões de pessoas a doarem.