quarta-feira, 1 de junho de 2011

-Estado cancela definitivamente aposentadorias de ex-governadores - A Procuradoria Geral do Estado considera o pagamento inconstitucional e rejeita as defesas apresentadas pelos interessados no processo administrativo aberto no final de março. Desta forma, os beneficiários não terão o valor depositado em conta corrente neste dia 31 de maio. A decisão corta em definitivo as aposentadorias de Mário Pereira (1994), Jaime Lerner (1995-2002), Roberto Requião (1991-1994 e 2003-2010) e Orlando Pessuti (2010), que vinham recebendo R$ 24.117,62 por mês. Na semana passada a Procuradoria Geral da República (PGR), deu parecer favorável à Ação Direta de Inconstitucionalidade que pede a suspensão do pagamento de aposentadorias para ex-governadores de 10 estados.

 

-Saúde alerta para importância de manter prevenção da dengue mesmo com frio - A queda das temperaturas no Paraná fez a Secretaria de Estado da Saúde renovar o alerta para que a população e os gestores municipais mantenham as medidas de prevenção da dengue. O Laboratório do Clima da Universidade Federal do Paraná constatou que nesta semana todas as regiões do Estado estão com baixo ou nenhum risco para o desenvolvimento do mosquito transmissor da doença – mas é neste momento que se deve criar as condições para que a dengue não avance quando as temperaturas voltarem a subir. O informe divulgado nesta segunda-feira (30) registrou 23.369 casos confirmados de dengue no Paraná; 54 municípios estão em situação de alerta porque apresentam mais de 100 casos por 100 mil habitantes.


-OMS anuncia que celular pode aumentar risco de câncer - A radiação de telefones celulares pode causar câncer, anunciou a OMS (Organização Mundial de Saúde) nesta terça-feira. A agência lista o uso do telefone móvel como "possivelmente cancerígeno", mesma categoria do chumbo, escapamento de motor de carro e clorofórmio. A informação foi publicada no site CNN Health.  Antes do anúncio de hoje, a OMS havia garantido aos consumidores que a radiação não tinha sido relacionada a nenhum efeito nocivo à saúde.  "Vamos esperar os cadáveres para agir contra o celular?", questiona pesquisadora. Pesquisa liga proximidade de antena a maior risco de câncer Fabricantes contestam cientista sobre riscos do celular à saúde. "Faltam mais estudos que provem riscos do celular", diz oncologista Paulo Hoff Aparelho celular é só uma das fontes de ondas nocivas, lembra médico Uma equipe de 31 cientistas de 14 países, incluindo Estados Unidos, tomou a decisão depois de analisar estudos revisados por especialistas sobre a segurança de telefones celulares.  A equipe encontrou provas suficientes para classificar a exposição pessoal como "possivelmente cancerígena para os seres humanos." (folha)