-Richa discute com vice-presidente do Paraguai construção de ponte bimodal na fronteira - O governador Beto Richa reuniu-se nesta segunda-feira (30) com o vice-presidente paraguaio, Luis Federico Franco Gómez, para discutir a construção de uma ponte bimodal sobre o rio Paraná, ligando o Brasil ao Paraguai. A ideia é ampliar um projeto que já está sendo licitado pelo governo brasileiro e que prevê a construção de uma ponte rodoviária ligando Foz do Iguaçu com o distrito de Presidente Franco, agregando a ele uma ligação ferroviária. Isso facilitaria ao país vizinho o escoamento de suas mercadorias pelo Porto de Paranaguá. Richa solicitou uma reunião técnica para formalizar um projeto a ser apresentado ao governo federal.
-A campanha de vacinação no Paraná contra febre aftosa termina nesta terça-feira (31). A expectativa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB) é vacinar 4,3 milhões de animais de zero a 24 meses. O número corresponde a quase metade do rebanho existente no estado, estimado em 9,2 milhões de cabeças. A vacinação teve início no dia 1º de maio. A dose é obrigatória e a multa para os pecuaristas que não vacinarem o gado é de R$ 96,09 para cada animal. Segundo a SEAB, a forma mais eficiente e barata de prevenir a doença é com a vacinação. A febre aftosa é causada por vírus que atinge animais bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Entre os sintomas, provoca febre, feridas (aftas) na boca e nos cascos, dificultando a alimentação e movimentação dos animais, o que leva a uma rápida perda de peso e queda na produção de leite. Além disso a doença é altamente transmissível entre os animais. Em função desses fatores a doença provoca sérios prejuízos aos produtores com a rejeição da carne bovina pelo mercado internacional, principalmente nos países já reconhecidos como áreas livres de febre aftosa. O último caso de suspeita da doença foi em 2005, quando foram bloqueadas as esportações em todo o Paraná.
-Um grupo de 80 militares de Cascavel que atuou em missões de paz em diversos países foi homenageado nesta segunda-feira (30) no 15º Batalhão Logístico. A solenidade é alusiva ao Dia dos Mantenedores da Paz (Peacekeeper) das nações Unidas (ONU), comemorado em todo o mundo. Durante a cerimônia os militares usavam uma boina azul, que simboliza a atuação pacífica em regiões que vivem situações de conflito ou catástrofe. Também foi inaugurada a Praça Soldado da Paz, monumento que faz homenagem aos homens que serviram e aos 18 militares brasileiros que morreram no terremoto que atingiu o Haiti em janeiro do ano passado. O General Ajax Porto Pinheiro, Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada, enalteceu a dedicação e coragem dos integrantes da missão de paz. O exército de Cascavel se prepara para enviar outra tropa para Haiti, serão 150 soldados que vão atuar nas regiões de conflito.