quinta-feira, 5 de maio de 2011

Frente a frente com a notícia - 05/05

-Helicóptero que transportava Beto Richa faz pouso de emergência em São Paulo - O governador Beto Richa sofreu um susto na manhã de ontem, em São Paulo, quando o helicóptero Bell 206L que o transportava precisou fazer um pouso forçado em razão de uma pane técnica. O aparelho perdeu estabilidade e foi conduzido pelo piloto para o aeroporto Campo de Marte. Richa não teve nenhum ferimento e após o pouso de emergência, prosseguiu com a agenda na capital paulista. O governador do Paraná estava em São Paulo para uma consulta médica no Hospital Albert Einstein. Do hospital decolou para um almoço com a direção do banco de investimentos BTG Pactual. No final da tarde, Beto Richa retornou para Curitiba.


-CÓDIGO FLORESTAL Votação é adiada para terça-feira - Depois de um dia inteiro de negociações sem acordo, os líderes das bancadas da Câmara dos Deputados decidiram adiar para a próxima terça-feira (10 ) a votação do projeto do novo Código Florestal. O adiamento da votação foi anunciado na noite de ontem pelo ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), após a reunião dos líderes partidários. Uma última tentativa de acordo foi feita no começo da noite, quando os líderes dos partidos da base aliada estiveram reunidos com o relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoBSP), para tentar fechar o texto final. No entanto, antes mesmo do começo da reunião, os líderes já admitiam a possibilidade do adiamento da votação. Isso porque Aldo Rebelo ainda não protocolou formalmente o novo relatório do código. Enquanto os líderes estavam reunidos, o Partido Verde protocolou um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da votação do Código Florestal na Câmara dos Deputados.

-Vereadores de oposição de Toledo protocolam CPI da Emdur - Depois da denúncia do suposto desvio de R$ 1,5 milhão e de um esquente de notas fiscais que supostamente estaria montado na Emdur os vereadores de oposição cumpriram a promessa e protocolaram Requerimento de Instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI para investigar denúncias das supostas irregularidades da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural - EMDUR. Na sessão ordinária de segunda-feira (25) de abril os vereadores de oposição do PMDB Leoclides Bisognin e Ademar Dorfschmidt e do PT Paulo dos Santos e Adriano Remonti apresentaram os requerimentos 102, 103, 104 e 105, os quais solicitavam informações respectivamente sobre: pagamentos de tributos ao poder público, informações sobre a Emdur, sobre os cadastros de bares e lanchonetes, e sobre ações judiciais da Emdur. Os pedidos de informação sobre a Emdur foram reprovados o que culminou no anúncio de que na sessão do dia 2 de maio apresentariam o pedido de instalação da CPI da EMDUR, o que de fato ocorreu. Segundo o vereador peemedebista Leoclides Bisognin, as denúncias são graves e precisam ser investigadas. "A CPI será instalada até mesmo para preservar a empresa pública EMDUR que tanto contribuiu para o desenvolvimento de nosso município, portanto, nos últimos meses se falou muito a respeito de possíveis irregularidades e nós temos o dever de apurar os fatos”.