terça-feira, 3 de maio de 2011

Frente a Frente com a Notícia 02/05


-Bento XVI proclama beato o antecessor João Paulo II - O Papa Bento XVI proclamou neste domingo "beato" seu antecessor, João Paulo II (1978-2005), durante uma imponente cerimônia celebrada na praça de São Pedro diante de dezenas de milhares de pessoas, que aplaudiram o anúncio. O Papa, que usava a casula e a mitra de João Paulo II, pronunciou a frase em latim que elevou o antecessor, com o qual colaborou durante 23 anos, à glória dos altares. "Concedemos que o venerado Servo de Deus João Paulo II, Papa, seja de agora em diante chamado beato", proclamou.
Muitos aplausos e gritos de "Santo subito" (Santo já), como no dia do funeral de João Paulo II, foram ouvidos na praça, repleta de pessoas que exibiam bandeiras de muitos países, entre elas a polonesa e a brasileira. A comoção foi grande entre os representantes das 86 delegações de países e, sobretudo, entre aqueles que conheceram de perto o Pontífice, como o cardeal polonês Stanislaw Dziwisz, secretário por mais de 40 anos de João Paulo II. Durante a cerimônia, que aconteceu com tempo bom, o Papa também usou o cálice João Paulo II utilizou nos últimos anos. O culto litúrgico do novo beato será celebrado a cada 22 de outubro, data do início do pontificado de João Paulo II em 1978. A beatificação do Papa polonês, que faleceu em 2 de abril de 2005 aos 84 anos após uma longa batalha contra uma doença que o mundo acompanhou de perto, é o passo anterior à canonização e aconteceu em tempo recorde, inferior aos cinco anos habitualmente necessários para iniciar o processo. O novo beato, que está entre os Pontífices que permaneceu mais tempo no trono de Pedro, transformou a face da Igreja em quase 27 anos de pontificado.

-Governo lança campanha estadual de vacinação contra febre aftosa - O objetivo com a campanha é manter o atual de status do Paraná como área livre da febre aftosa com vacinação, para nos próximos dois anos obter o reconhecimento de área livre sem vacinação e ampliar o mercado da produção de carne paranaense. De 1º a 31 de maio, deverão ser vacinados apenas os bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de idade. Devem ser vacinados mais de 4,3 milhões de animais de um rebanho de 9,2 milhões de cabeças.


-O Ministério Público abriu um processo para apurar uma viagem que o prefeito de Lindoeste (a 535 km de Curitiba), Sílvio de Souza, fez com um carro oficial do município. De acordo com o MP, o prefeito viajou com a família e quando o veículo em que estavam foi parado pela Polícia Militar, no interior de São Paulo, era o filho dele, de 15 anos, que estava dirigindo. O destino da viagem era uma reunião em Brasília, mas foram comprovadas várias paradas para passeio com a família. Em um depoimento que Sílvio de Souza deu a polícia, ele disse que passou três dias em uma estância na cidade de Presidente Epitácio (SP). Além disso, o prefeito afirmou que pediu para que o filho assumisse a direção do carro porque ele estava passando mal. Na ocasião da viagem, quando Sílvio chegou à Brasília soube que a Câmara de Deputados estava fechada em recesso. A Câmara de Vereadores de Lindoeste recebeu um ofício da promotoria do MP, vai investigar o caso e nas próximas reuniões deve decidir em votação se o mandato do prefeito será cassado.

 

-O deputado estadual Elio Rusch, líder da bancada do Democratas na Assembléia Legislativa do Paraná, está percorrendo o Ooeste do estado para reuniões com lideranças microrregionais. Na manhã desta quinta-feira (28), o parlamentar se reuniu com lideranças de municípios da microrregião de Guaraniaçu, no Pesque e Pague Rocinha. Durante os encontros, o deputado abonou fichas de filiação e reiterou a sua permanência no partido. Rusch deixou claro que sua bandeira é a do fortalecimento da agremiação partidária em todos os municípios que compõem a sua área de atuação parlamentar. "O Democratas foi o primeiro a consolidar sua aliança para a eleição do governador Beto Richa. Agora somos governo e vamos participar efetivamente da construção do novo Paraná", argumentou.


-Técnico do Deral avalia efeito dominó: alta no preço do milho, da carne e ameaça de alta da inflação - O Governo Federal está de olho bem aberto na variação dos preços dos produtos agropecuários,  pois cerca de 22% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) é composto pelo grupo alimentos, e este índice interfere diretamente na inflação. Por isso, o governo reforçou os cuidados para evitar mais impactos da elevação dos preços de alimentos nos índices de inflação em 2011. O grupo especial criado para monitorar a variação das cotações de commodities e alimentos básicos, coordenado por Banco Central e Ministério da Agricultura decidiu agir para conter preços em milho e carnes, considerados estratégicos e sensíveis a medidas do governo.