domingo, 15 de maio de 2011

-Governador recebe professores no Dia de Mobilização Nacional da Educação - O governador Beto Richa reafirmou nesta quarta-feira (11), ao receber dirigentes da APP-Sindicato, o apoio às causas da educação e a prioridade dada à área por seu governo. Richa recebeu dos sindicalistas uma carta com reivindicações dos professores, marcando a passagem do Dia de Mobilização Nacional – A Educação Quer Mais. O governador disse que não vai medir esforços para garantir um ensino de excelência em todo o Paraná, mediante qualificação dos professores, salário digno e justo e investimentos na melhoria das escolas.

 

-Paraná alia zoneamento ecológico e econômico - A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e o Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) estão realizando  quinta-feira (12) uma reunião técnica sobre o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) – instrumento de gestão do território do estado, visando a orientação de políticas públicas e que prevê aliar a preservação ambiental ao desenvolvimento econômico. “O zoneamento é uma ferramenta fundamental para reordenar o Estado, alinhando o desenvolvimento econômico, social e ambiental”, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk.

 

-Alunos de universidades estaduais participarão de programa habitacional - Uma parceria anunciada nesta quarta-feira (11) entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) deverá mudar significativamente a forma de alocação de futuros moradores de casas populares. “Um trabalho preventivo envolvendo profissionais de diversas áreas será executado para que as famílias não sejam apenas transferidas para novas áreas”, disse o diretor presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche. “O objetivo é atuar desde a regulamentação de terrenos até o período posterior à mudança”, destacou durante audiência com o secretário Alipio Leal. Para que essa mudança ocorra da melhor forma possível, a Seti vai estudar a participação de estudantes das universidades estaduais das áreas de Direito, Serviço Social, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica e Arquitetura, entre outras, no acompanhamento de projetos de habitação da Cohapar, disse o secretário. A ideia é que os alunos sejam supervisionados por professores das universidades estaduais em empreendimentos construídos nas zonas urbanas e rurais, em todas as regiões do Estado. Segundo Chaowiche, a Cohapar tem como meta construir cerca de 25 mil novas moradias/ano, ou 100 mil unidades em quatro anos. Em 2011, adiantou, serão 200 municípios atendidos


-A 10ª Regional de Saúde recebeu nesta quarta-feira (11) a equipe do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde. A visita à Cascavel faz parte de um roteiro que o grupo composto pelo coordenador Dr. Héder Murari Borba, a técnica administrativa Simone Cavalheiro, e a coordenadora do CET (Centro Estadual de Transplantes) Dra. Arlene Badoch está cumprindo em todo o país. O objetivo é discutir, vistoriar e acompanhar os trabalhos que o COPOT (Comissão de Procura de Órgãos e Tecidos) vem realizando em Cascavel. A Sede que funciona no prédio da 10ª Regional, corresponde a cinco regionais de saúde, abrangendo mais de 2 milhões de habitantes e tem como coordenadora a enfermeira Rosimeri Lima Tomé. A fila de espera no Paraná hoje soma em quase quatro mil pessoas, e em todo o país são 40 mil pacientes que aguardam por uma doação, a grande maioria de córneas e rins. “O País é em números absolutos, o segundo maior transportador do mundo. Nós perdemos apenas para os Estados Unidos. O Sistema de transplante do Brasil é o maior hoje em termos de financiamento público. Nós estamos precisando melhorar na parte de doação por milhão de habitante, o Brasil apesar de ter um avanço significativo nos últimos dez anos ainda há uma alta porcentagem de recusa das famílias em autorizar as doações”, explica Dr. Murari. Ainda de acordo com o Dr. Héder Murari, esta recusa ainda acontece pelos famosos mitos. O receio do tráfico de órgãos e também a questão da deformação do corpo. Para ser um doador você precisa apenas comunicar a sua família.

 

-Polícia usa gás lacrimogênio para conter rebelião de presos em Marechal Rondon - Desde que assumiu a Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon no último mês de março, o delegado Nagib Nassif Palma determinou uma série de medidas para tentar evitar a ocorrência de novas fugas de presos. Uma delas está sendo a colocação de chapas de ferro abaixo do piso do cadeião, haja vista que a maioria das fugas ocorreu a partir da escavação de túneis com acesso a parte lateral do prédio policial. Nos últimos dois dias os policiais civis constataram movimentação estranha do interior da área de carceragem, com os presos novamente tentando colocar em prática uma ação de fuga. O plano foi combatido ontem a tarde com a descoberta de túneis que estariam sendo escavados, o que motivou a retirada dos presos de suas celas e a colocação de chapas de ferro nos buracos. Atualmente a cadeia pública de Marechal Cândido Rondon abriga 124 detentos, enquanto sua capacidade física foi edificada com a projeção de conter apenas de 16 a 20 presos. Frustrados com as medidas que estão sendo tomadas para evitar as fugas, os detentos se rebelaram durante a madrugada de hoje(11) e uma grande mobilização policial aconteceu para que a situação fosse controlada. As visitas aos detentos também foram suspensas no dia de hoje(11), como uma medida de segurança.