segunda-feira, 30 de maio de 2011

-Paraná cria grupo de trabalho para modernizar Lei Estadual de Agrotóxicos - A resolução que determina a revisão e modernização da lei foi assinada nesta sexta-feira (27), em Paranavaí, pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Em vigor desde 1983, a legislação estadual foi referência para outros estados brasileiros, mas agora precisa de mudanças para se adequar ao avanço da tecnologia em agrotóxicos. Um dos pontos que deverão ser revistos é a exigência de um segundo registro para agrotóxicos, além do previsto na lei federal. O grupo é formado por representantes do governo e do setor privado e deverá apresentar uma proposta até o dia 11 de julho.

 

-Secretário da Infraestrutura e Logística visita Ferroeste - O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, fez uma visita técnica às instalações da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste), em Cascavel, nesta sexta-feira (27). O secretário estava acompanhado do presidente da empresa, Maurício Querino Theodoro. José Richa Filho, que está na região Oeste para atender compromissos com prefeitos e empresários, vistoriou as instalações, silos e equipamentos existentes no terminal ferroviário da Ferroeste.

 

-Cobrança de valor adicional por consulta médica é ilegal, alerta Procon - O Procon-PR orienta os consumidores que tenham planos de saúde que a cobrança de um valor adicional por consulta médica é ilegal. Esta prática é abusiva e viola o Código de Defesa do Consumidor (CDC).  O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, divulgou nota para esclarecer notícias veiculadas na imprensa sobre a decisão judicial, citando publicação do Conselho Federal de Medicina (CFM), em que a entidade reitera a informação de que não está autorizada a cobrança de taxas extras nas consultas de pacientes que pagam planos de saúde. A nota do Conselho está disponível na página eletrônica http://portal.cfm.org.br/ .  Em caso de cobrança, o usuário do plano deve procurar os órgãos de defesa do consumidor para realizar sua reclamação.

 

-Fórum discute controle de bactérias multirresistentes no Paraná - A Secretaria de Saúde realizou nesta sexta-feira (27), em Curitiba, o I Fórum Paranaense para o Controle de Bactérias Multirresistentes. Este é o primeiro evento promovido pela Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss) para esclarecer dúvidas e difundir medidas de prevenção, diagnóstico e controle de infecção hospitalar, limitando a propagação de bactérias resistentes a vários tipos de antibióticos. “É necessário que todos os profissionais de saúde estejam envolvidos e pratiquem diariamente as ações de controle”, afirmou a chefe da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Diana de Oliveira. O registro de bactérias multirresistentes é um fenômeno mundial e vem aumentando progressivamente à medida que os microorganismos sofrem adaptações para burlar a ação das drogas utilizadas em tratamentos.


-Empresários reforçam pleito pela duplicação da BR-277 - A necessidade urgente de mais investimentos na infra-estrutura do Oeste do Paraná foi a tônica das discussões da plenária da Caciopar - Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná, realizada neste sábado (28), na Acic, em Cascavel. Participaram do evento o secretário de Estado da Infra-estrutura do Paraná, José Richa Filho, o presidente da Ferroeste, Maurício Teodoro, além do analista do DNIT, Emerson Coelho. Os deputados estaduais Elio Rusch e Leonaldo Paranhos também marcaram presença. Um caderno com 54 moções das associações comerciais do Oeste foi entregue às autoridades, com uma lista de obras e melhorias necessárias na região. As principais delas foram a necessidade de duplicação da BR 277 entre Cascavel e Medianeira, a construção do aeroporto regional e a implantação definitiva da ferrovia para Guaíra e Foz do Iguaçu.