quarta-feira, 31 de março de 2010

Necessidade ou Promessas?

O termo de ajustes e conduta assinado pelo candidato Natal juntamente com o Ministério Público (MP), parece ter mesmo ficado no passado uma vez que todas as ações da administração mostram ignorar o termo. Ignora-se até mesmo indicações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), um exemplo é o número de contratos feitos que extrapolam a determinação do TCE.
O que dizer de uma situação tão criticada pelos então vereadores de oposição Jovino, Katraca e Tatinha, a contratação exagerada de “colaboradores” e seus retídes, só hoje foram três portarias publicadas, a de N0 154 nomeia Um Chefe do Setor de Ginásio e Centro Esportivo - NEURI MOURA DE LIMA, a de N0 155 nomeia Chefe do Setor de Urbanismo - IVERCI BECKER e a de N0 156 nomeia Divisão de Manutenção - EVANDRO BARAZETTI, nomeações dispensáveis, pois já tem em seu quadro próprio funcionários capazes de atender a demanda do Município e ainda nomeações que já estão claramente muito aquém das necessidades da administração, ainda há a questão de pessoas nomeadas sem nenhuma ou pouca qualificação para os cargos nomeados.
A prática de nomear “companheiros” está comprometendo a possibilidade de reposição salarial, uma vez que, segundo o prefeito o “Município passa por sérias dificuldades financeiras”.

segunda-feira, 29 de março de 2010

TORCEDOR DO INTER VENDO O JOGO DE ONTEM

E agora, José? Quer dizer PT?

Para fechar uma grande aliança às eleições deste ano, o senador Osmar Dias (PDT), pré-candidato ao Governo do Estado, faz duas exigências: quer que o PT leve junto os partidos que formam a base de sustentação ao Governo Lula; e quer que a petista Gleisi Hoffmann componha a chapa como vice-governadora. Essas seriam as condições para formalizar a aliança PDT e PT, conforme o presidente Lula quer, para ter no Paraná um palanque forte à candidata petista, Dilma Rousseff. Mas não será tão fácil assim. Gleisi bate o pé e diz que não vai deixar de ser candidata ao Senado e se for essa a exigência de Osmar Dias, a aliança não sai.
Já o presidente estadual do PT, deputado Ênio Verri, diz que a função de chamar os partidos para a coligação é do próprio Osmar e do PDT. Verri lembrou a dificuldade que será atrair o PMDB, já que o partido tem candidato – o vice-governador Orlando Pessuti –, e que uma parte dos peemedebistas quer se aliar ao prefeito Beto Richa (PSDB), que será o candidato tucano ao Governo do Estado. Enfim, o rolo está formado e vai ser interessante ver qual o caminho que o senador Osmar Dias vai tomar, até porque a sua decisão deve ser anunciado no dia 10 de abril, conforme ele vem divulgando. (DR on-line)

sexta-feira, 26 de março de 2010

Guerra é guerra

Enquanto jornalistas chapa branca (eles estarão com força total na campanha de Dilma) distribuíam, nesses dias, na web, falsas informações de que José Roberto Arruda (Sem partido) havia sido cogitado para ser vice de José Serra (PSDB) em sua peregrinação ao Planalto, o bloco da oposição à candidata petista e ao próprio presidente Lula (com Neil Ferreira no ataque) trata de espalhar na internet fotos de um evento no ano passado: numa delas, um abraço sorridente entre Arruda e Dilma; em outra, ao lado do ex-governador do DF – e igualmente esbanjando sorrisos – o próprio Chefe do Governo ostentando uma camisa esportiva onde se lê nas costas, Arruda – 10. Do colunista Giba Um

quinta-feira, 25 de março de 2010

Nepotismo ou falha na comunicação?

A manobra feita pela Vereadora Maria Rita de pedir afastamento do cargo de vereadora para que o irmão fosse nomeado chefe do departamento de obras, parece não ter surtido efeito, uma vez que o ato que nomeou Alex foi revogado hoje (25/03/2010), com efeito na data de nomeação, Alex não permaneceu nem duas semanas no cargo oficialmente.
A súmula vinculante n0 13 do STF, proíbe a prática de nepotismo e a nomeação de Alex é considerada nepotismo, mesmo que a irmã tenha pedido afastamento, pois continua Vereadora. O que não dá para entender é como o ato foi publicado e posto em prática sem que o responsável não observasse a ilegalidade do ato.
Na revogação do ato não foi publicado o motivo oficial, não ficando claro se por solicitação do MP ou do Vereador que sempre combateu essa prática   
Alex é responsável pelo setor desde que Natal assumiu em 2009, segundo o prefeito Natal, Alex presta serviço voluntário desde então, serviço esse que causa muita polemica, uma vez que como voluntário, Alex coordena o departamento sem nenhum ato legal que lhe dê amparo, e o que se questiona é a “bondade” de Alex trabalhar tanto tempo sem receber ganho algum.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Cadê as árvores???

É inegável que o calçamento da avenida melhorou e muito o visual do centro, sem falar que para os pedestres o espaço ficou amplo e melhor. Entretanto, o que entristece é ver que o projeto foi abandonado, pois as árvores que deveriam já ter sido plantadas a mais de um ano simplesmente foram esquecidas e no lugar só um buraco, que leva perigo aos pedestres (se alguém se machucar quem será responsabilizado?), o rebaixamento das guias em alguns pontos não foi observado, conforme manda a legislação (Plano Diretor). Os canteiros para flores também, pouco ou quase nada foi feito.
Fica difícil passar pela avenida e não sentir que a obra inicialmente projeta para ser o cartão postal da cidade está com aspecto de abandono. A também a questão dos moradores não cuidar da limpeza, o que piora o visual e que poderia ser resolvido com uma campanha simples de conscientização.
Acredito que o plantio das árvores e a melhoria não envolvem uma gama grande de recursos, mas boa vontade e um pouco de atitude administrativa.

sábado, 20 de março de 2010

Auteração do Plano Diretor. A quem Interessa?

O Prefeito do Município de São Pedro do Iguaçu, Natal Nunes Maciel, está convocando a população para audiência Pública no dia 22 de março (segunda-feira), a fim de discutir alteração do Plano Diretor do Município. Será proposta a mudança da área destinada ao zoneamento urbano da sede do Município.
A Adm. quer expandir a área urbana sentido Roseira que hoje é destinada ao zoneamento agrícola e limita-se com o zoneamento industrial, cabe ressaltar que o projeto em vigor atualmente foi elaborado por engenheiros florestais, agrícolas  urbanistas, arquitetos e especialistas em ocupação de espaços tanto urbanos como rurais, o fato daquela região (que querem modificá-la) ter sido denominada como hoje está, é que a região está próxima de chiqueirões, portanto recebe os odores da atividade, próximo a área industrial, recebendo detritos de poeira e muito barulho e outros aspéctos. Enquanto a área para expansão da zona urbana é em sentido contrário, com todo estudo feito propiciando melhor qualidade de vida e preservação ambiental.
É fato que para construir residências o atual zoneamento é perfeitamente possível e legal, não carecendo de mudanças e qualquer alegação contrária não condiz com a verdade.
Outro ponto da convocação – a meu ver oportunista – diz respeito a AQUISIÇÃO DE  ÁREA PARA  EXECUÇÃO DE PROGRAMAS HABITACIONAIS ECONSTRUÇÃO DE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, duas obras de muito interesse e relevância para a comunidade, principalmente a primeira, haja visto o déficit habitacional do município, o que questiono  é a área em que a administração pretende implantar estas obras, uma vez que especialistas já determinaram não ser propícia para estas atividades, e mais, segundo o prefeito Natal, ele pretende comprar a chácara de um correligionário cabo eleitoral seu, o Sr. Gervasio Knapp popularmente conhecido como “mandioquinha”, ora se área já foi desqualificada por especialistas para o zoneamento urbano, por que a insistência em adquiri-la para esses fins?. Já que a área definida pelos especialistas é bem mais propícia e favorável a essas finalidades.
O que estaria por trás disto? É obvio que para essa alteração uma audiência pública não é suficiente para tais mudanças já que é necessário que especialistas dêem opiniões através de laudos técnicos.
É claro que a população tem o dever de se manifestar opinando sobre sua cidade e a melhor forma de habitá-la, ressalto ainda que os vereadores, escolhidos por esta mesma população, tem ainda o dever e a responsabilidade maior, pois o Plano Diretor foi construído para planejar o município a longo prazo e não para uma única gestão.

sábado, 13 de março de 2010

Licitações Levantam Suspeitas em SPI

O problema com as licitações continuam, empresas preteridas, contratos rompidos, contratos não respeitados, aditivos suspeitos, empresas favorecidas, dispensas de licitação sempre com valores no limite legal, são apenas algumas das possíveis irregularidades detectadas. Quando a empresa não é “amiga” da administração encontra todo tipo de obstáculo, até mesmo para tirar o edital na prefeitura é complicado – isso quando o edital não é “camuflado” –, na hora de abrir as propostas observa se que algumas empresas parecem ter informações privilegiadas (até mesmo já ter discutido antecipadamente) e que está ali apenas para cumprir as formalidades.
Questionados sobre possíveis irregularidades, a resposta é que a equipe de licitações, liderada pelo chefe do departamento de finanças Valcir Fernandes, cumpre todas as exigências legais para formalizar os contratos.
O Fato é que algumas licitações deixam muitas dúvidas e até mesmo deixam transparecer que possíveis irregularidades podem estar ocorrendo já que Brasil a fora é comum a fraude envolvendo as licitações.

Verdades das Licitações

Tanto é Verdade, que fraudes em licitações é comum, que é só digitar no google que uma enxorrada de imagens como estas aparecem!


quinta-feira, 11 de março de 2010

Os fantasmas de Osmar Dias

A resistência do senador Osmar Dias (PDT) em anunciar a aliança com o PT está mexendo com os nervos de muitos petistas. Até a presença do presidente Lula no Paraná estava ameaçada. Mas acabou sendo confirmada juntamente com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para esta sexta-feira (12). A comitiva presidencial estará em Araucária, Curitiba e Londrina. Osmar acha que ainda não é hora de formalizar a aliança, e tem provocado a imaginação de articuladores da união PT/PDT, com a pretensão de formar um palanque forte, no Paraná, para Dilma.
Os comentários são muitos, e vão desde a esperança do pedetista em manter o PSDB na aliança – praticamente descartada com o lançamento da pré-candidatura do prefeito de Curitiba, Beto Richa, ao Governo do Estado –, no fato da petista Gleisi Hoffmann se negar a compor a chapa como vice-governadora, e até a intenção de atrair também o PMDB.
Estes seriam os “detalhes” que estariam emperrando a formalização da aliança. Em entrevista ao Jornal do Estado, o presidente estadual do PT, deputado Ênio Verri, afirmou que não há mal-estar entre o partido e o PDT de Osmar, pela resistência do senador em fechar o acordo com os petistas, e que a elaboração de uma carta de princípios que selaria os compromissos da aliança estaria em construção.

A novela do contrato

A novela do rompimento contratual entre o Município de São Pedro do Iguaçu e o Hospital São Pedro terá mais um capítulo amanhã, está marcada uma reunião para discutir a questão, e segundo o Chefe do Departamento de saúde Jacir Daneli (afirmou em audiência pública semana passada) é do interesse da administração continuar com o contrato, uma vez que, segundo Daneli, a questão não é financeira e sim de ajustes no atendimento.
Entretanto, ações tomadas pela administração parece ir no sentido contrário ao do acerto, pois o departamento de saúde acaba de receber um micro ônibus que já está a serviço do departamento, onde faz o transporte de pacientes para outras cidades, também acaba de ser homologado processo licitatório conduzido pelo pregoeiro Valcir Fernandes, através do decreto 15/2010 de 10 de março de 2010, que contrata os serviço médicos PSF da empresa MOREIRA E OLIVEIRA SERVIÇO MÉDICOS LTDA no valor de 84.000,00.
O que realmente a população tão sofrida e mal assistida pelos órgãos oficiais de saúde espera, é que as ações citadas acima, não venham a substituir os trabalhos prestados pelo hospital e que essa novela possa ter fim com final feliz para a população.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Acontece neste fim de semana (dia 13 de março- sabado) na Igreja Matriz de São Pedro NOITE DE LOUVOR PARA JOVENS, promovido pelo grupo de JOVENS RESGATE da Matriz.
Todos estão convidados,  terá a participação e animação da BANDA EXALTA CRUZ de Toledo, o iníncio será às 20:30hs, logo após a Santa Missa.
O evento promete muita ADORAÇÃO E ANIMAÇÃO, PARTICIPEM!

quinta-feira, 4 de março de 2010

ACIDENTE MATA IDOSO EM SÃO JUDAS, DISTRITO DE SÃO PEDRO DO IGUAÇU

Um grave acidente ocorreu no distrito de São Judas Tadeu pertencente ao municipio de São Pedro do Iguacu, tendo como vitíma fatal o senhor Francisco José Balbino 70 anos de idade, segundo informações o ônibus da empresa transpaula que presta serviços para a prefeitura municipal de são pedro do iguaçu, que era conduzido por Alceu Secco.
O senhor Francisco era passageiro do mesmo, e ao descer do ônibus com sua filha foi acolhido pelo ônibus que fez uma manobra dando a ré bruscamente e  por pouco  não vitimando mais pessoas, segundo informações colhidas com pessoas que se encontravam no ônibus, o mesmo se encontrava com super lotação, quando sua capacidade é para 45 passageiros estava com mais de 60 passageiros, e o agravante o ônibus encontra-se com a documentação irregular ou seja atrasada, a pergunta que fica esse veículo está habilitad para o transporte de estudantes?
Fica aqui um questionamento às autoridades, já foram feitas várias denúncias sobre a transporte e a forma em que foi contratada, e a justiça até agora não se manifestou a respeito, vamos esperar mais gente morrer para ser tomado providencias? Outro agravante, o Município de São Pedro do Iguacu está utilizando na frota municipal  motoristas sem curso e sem concurso, também são desviados das funções de origem, ou seja auxiliar de serviços gerais e apadrinhados politícos, e ai cade a justiça para tomar providências? Fica essa pergunta.
Dado os desmandos que acontecem todo dia, pedimos que o Ministério Público acompanhe este caso de perto e que de mais agilidade nos encaminhamentos, sob pena da impunidade persistir. (Texto enviado por "Marquinhos" marcosmaster1500@hotmail.com)

quarta-feira, 3 de março de 2010

Rompimento com Hospital

Aconteceu ontem (02/03) audiência na Câmara De Vereadores, com finalidade de discutir o rompimento do contrato entre o Município de São Pedro do Iguaçu e Hospital São Pedro, foram convocados para a audiência o Chefe do Departamento de Saúde Jacir José Danelli, o proprietário do Hospital Dr. Enzo, o Diretor Clínico do Hospital Dr. Fernando Hamamoto além dos Vereadores.
O Presidente da casa, Vereador Adilson, deu abertura explicando os motivos da convocação em seguida passou a palavra ao Chefe do Departamento Sr. Jacir, que explicou os motivos pelos quais foi rompido o contrato com o Hospital, ao contrário do que defendeu o Líder do PMDB, Vereador Francisco na seção do dia 23 de fevereiro, de que o rompimento contratual teria sido por questões econômicas, Jacir colocou que o rompimento seria por descontentamento no atendimento e depois com algumas contradições colou que o motivo seria a falta de entendimento entre os profissionais do Hospital e o Departamento, chegou a insinuar irregularidades no comprimento do contrato, quando foi dito que a Chefe anterior do Departamento, sua esposa, não iria ao departamento por longos períodos de tempo, nada disse e finalizou deixando claro que um novo acordo pode ser firmado.
Dr. Fernando colocou que o hospital tem muitas despesas e que em várias oportunidades trabalhou no vermelho e que nos sete primeiros meses de 2009 a Administração não usou os serviços do hospital,  discordou do Vereador Francisco dos valores expostos pelo Líder do PMDB e o desafiou encontrar profissionais que trabalhem em plantões pelos atuais valores e que aqui se pratica os menores valores da região, reclamou que a Administração não valoriza os profissionais da saúde e que existe uma sobrecarga sobre alguns profissionais, o que prejudica os atendimentos aos usuários, fez uma denúncia grave em relação ao rompimento do contrato, esclareceu que o rompimento foi imposta pelo Município sob pena de, se não aceitasse o rompimento, seria excluído de participar de futuras licitações.
O dono do Hospital Dr. Enzo, alertou aos Vereadores de que se o Hospital e seus profissionais não tiverem o reconhecimento devido, a população é quem realmente poderá ser prejudicada, não deixou claro mas o hospital, a exemplo do primeiro mandato, poderá ser fechado.
O vereador Enio colocou da importância de se ter um hospital no Município que possa prestar atendimento que não se tem no posto de saúde, e que realmente o rompimento do contrato não foi por questões econômicas como foi alegado, já o Vereador Francisco acha que o hospital ganha muito e que essa discussão toda é questão política levantada por algumas pessoas. A decepção ficou pelo silêncio sepulcral da Vereadora Maria Rita, pelo fato de já ter ocupado a Chefia do Departamento, conclui-se que teria melhores condições para ajudar e maior conhecimento do setor que os demais Edis.
O importante é que ficou claro que existe a vontade tanto por parte do Município quanto do Hospital em entrar num entendimento. O povo agradece!