terça-feira, 31 de maio de 2011

-Richa discute com vice-presidente do Paraguai construção de ponte bimodal na fronteira - O governador Beto Richa reuniu-se nesta segunda-feira (30) com o vice-presidente paraguaio, Luis Federico Franco Gómez, para discutir a construção de uma ponte bimodal sobre o rio Paraná, ligando o Brasil ao Paraguai. A ideia é ampliar um projeto que já está sendo licitado pelo governo brasileiro e que prevê a construção de uma ponte rodoviária ligando Foz do Iguaçu com o distrito de Presidente Franco, agregando a ele uma ligação ferroviária. Isso facilitaria ao país vizinho o escoamento de suas mercadorias pelo Porto de Paranaguá. Richa solicitou uma reunião técnica para formalizar um projeto a ser apresentado ao governo federal.


-A campanha de vacinação no Paraná contra febre aftosa termina nesta terça-feira (31). A expectativa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB) é vacinar 4,3 milhões de animais de zero a 24 meses. O número corresponde a quase metade do rebanho existente no estado, estimado em 9,2 milhões de cabeças. A vacinação teve início no dia 1º de maio. A dose é obrigatória e a multa para os pecuaristas que não vacinarem o gado é de R$ 96,09 para cada animal. Segundo a SEAB, a forma mais eficiente e barata de prevenir a doença é com a vacinação. A febre aftosa é causada por vírus que atinge animais bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Entre os sintomas, provoca febre, feridas (aftas) na boca e nos cascos, dificultando a alimentação e movimentação dos animais, o que leva a uma rápida perda de peso e queda na produção de leite. Além disso a doença é altamente transmissível entre os animais. Em função desses fatores a doença provoca sérios prejuízos aos produtores com a rejeição da carne bovina pelo mercado internacional, principalmente nos países já reconhecidos como áreas livres de febre aftosa. O último caso de suspeita da doença foi em 2005, quando foram bloqueadas as esportações em todo o Paraná.


-Um grupo de 80 militares de Cascavel que atuou em missões de paz em diversos países foi homenageado nesta segunda-feira (30) no 15º Batalhão Logístico. A solenidade é alusiva ao Dia dos Mantenedores da Paz (Peacekeeper) das nações Unidas (ONU), comemorado em todo o mundo. Durante a cerimônia os militares usavam uma boina azul, que simboliza a atuação pacífica em regiões que vivem situações de conflito ou catástrofe.  Também foi inaugurada a Praça Soldado da Paz, monumento que faz homenagem aos homens que serviram e aos 18 militares brasileiros que morreram no terremoto que atingiu o Haiti em janeiro do ano passado.  O General Ajax Porto Pinheiro, Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada, enalteceu a dedicação e coragem dos integrantes da missão de paz. O exército de Cascavel se prepara para enviar outra tropa para Haiti, serão 150 soldados que vão atuar nas regiões de conflito.

 

-Superlotação de cadeias atinge todas as subdivisões policiais no Paraná - Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR), mostrou que as cadeias do Paraná estão superlotadas. Em todo o estado existem 13.600 presos aguardando o julgamento nas celas. O número é mais que dobro da capacidade estipulada, que seria de 6.790 homens. De acordo com a Sesp, todas as 20 subdivisões da Polícia Civil existentes no Paraná estão com a capacidade esgotada. Na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da capital, 160 homens estão divididos em 24 celas, mas cada espaço é projetado para somente duas pessoas. EmToledo, na região Oeste, 11 carceragens acumulam 778 presos, mas o espaço é projetado para apenas 195. Em Marechal Cândido Rondon, também no Oeste paranaense, os moradores vizinhos das delegacias estão preocupados com a frequência das fugas, que na maioria das vezes é causada também pela superlotação. No município, o número de presidiários chega a ser sete vezes mais do que a capacidade esperada. As delegacias têm a finalidade de ser temporárias, os presos que são condenados deveriam ser transferidos para as penitenciárias, mas também não há vagas nestes lugares. Aproximadamente 4.149 presidiários aguardam para ser transferidos no estado, mas as 14.500 vagas existentes também já estão ocupadas.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

-Paraná cria grupo de trabalho para modernizar Lei Estadual de Agrotóxicos - A resolução que determina a revisão e modernização da lei foi assinada nesta sexta-feira (27), em Paranavaí, pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Em vigor desde 1983, a legislação estadual foi referência para outros estados brasileiros, mas agora precisa de mudanças para se adequar ao avanço da tecnologia em agrotóxicos. Um dos pontos que deverão ser revistos é a exigência de um segundo registro para agrotóxicos, além do previsto na lei federal. O grupo é formado por representantes do governo e do setor privado e deverá apresentar uma proposta até o dia 11 de julho.

 

-Secretário da Infraestrutura e Logística visita Ferroeste - O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, fez uma visita técnica às instalações da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste), em Cascavel, nesta sexta-feira (27). O secretário estava acompanhado do presidente da empresa, Maurício Querino Theodoro. José Richa Filho, que está na região Oeste para atender compromissos com prefeitos e empresários, vistoriou as instalações, silos e equipamentos existentes no terminal ferroviário da Ferroeste.

 

-Cobrança de valor adicional por consulta médica é ilegal, alerta Procon - O Procon-PR orienta os consumidores que tenham planos de saúde que a cobrança de um valor adicional por consulta médica é ilegal. Esta prática é abusiva e viola o Código de Defesa do Consumidor (CDC).  O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, divulgou nota para esclarecer notícias veiculadas na imprensa sobre a decisão judicial, citando publicação do Conselho Federal de Medicina (CFM), em que a entidade reitera a informação de que não está autorizada a cobrança de taxas extras nas consultas de pacientes que pagam planos de saúde. A nota do Conselho está disponível na página eletrônica http://portal.cfm.org.br/ .  Em caso de cobrança, o usuário do plano deve procurar os órgãos de defesa do consumidor para realizar sua reclamação.

 

-Fórum discute controle de bactérias multirresistentes no Paraná - A Secretaria de Saúde realizou nesta sexta-feira (27), em Curitiba, o I Fórum Paranaense para o Controle de Bactérias Multirresistentes. Este é o primeiro evento promovido pela Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss) para esclarecer dúvidas e difundir medidas de prevenção, diagnóstico e controle de infecção hospitalar, limitando a propagação de bactérias resistentes a vários tipos de antibióticos. “É necessário que todos os profissionais de saúde estejam envolvidos e pratiquem diariamente as ações de controle”, afirmou a chefe da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Diana de Oliveira. O registro de bactérias multirresistentes é um fenômeno mundial e vem aumentando progressivamente à medida que os microorganismos sofrem adaptações para burlar a ação das drogas utilizadas em tratamentos.


-Empresários reforçam pleito pela duplicação da BR-277 - A necessidade urgente de mais investimentos na infra-estrutura do Oeste do Paraná foi a tônica das discussões da plenária da Caciopar - Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná, realizada neste sábado (28), na Acic, em Cascavel. Participaram do evento o secretário de Estado da Infra-estrutura do Paraná, José Richa Filho, o presidente da Ferroeste, Maurício Teodoro, além do analista do DNIT, Emerson Coelho. Os deputados estaduais Elio Rusch e Leonaldo Paranhos também marcaram presença. Um caderno com 54 moções das associações comerciais do Oeste foi entregue às autoridades, com uma lista de obras e melhorias necessárias na região. As principais delas foram a necessidade de duplicação da BR 277 entre Cascavel e Medianeira, a construção do aeroporto regional e a implantação definitiva da ferrovia para Guaíra e Foz do Iguaçu.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

-Secretaria da Agricultura quer agilidade no programa de crédito fundiário - O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, pediu nesta quarta-feira (25) mais agilidade na análise de pedidos de crédito fundiário para o trabalhador rural ou pequeno agricultor. Atualmente, o tempo entre a apresentação da proposta e a efetivação do contrato é de seis meses em média, segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep). Ortigara participou de um debate sobre o Plano Operativo Anual (POA) do crédito fundiário, que está acontecendo em Curitiba. O objetivo é identificar gargalos, soluções e os responsáveis por implementar as soluções reclamadas por parte dos movimentos sociais, explicou o coordenador do programa, Marcio da Silva.


-Procon alerta sobre novas regras para cartões de crédito - A partir de 1º de junho passam a valer as novas regras para cartões de crédito. Entre elas estão a elevação do pagamento mínimo de 10% para 15% do total da dívida, a informação clara sobre o Custo Efetivo Total (CET), a redução da cobrança de tarifas e a oferta de apenas dois tipos de cartão ao consumidor. As medidas foram determinadas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), por meio da resolução 3.919/2010, e visam a redução no índice de endividamento e inadimplência. As normas vigorarão para os contratos de cartões de crédito firmados a partir de 1° de junho e, segundo o Procon-PR, atendem às demandas dos órgãos de defesa do consumidor e permitirão a comparação de tarifas e vantagens oferecidas. Para os cartões que estão em circulação no mercado, as novas regras entram em vigor a partir de junho de 2012 .

 

-A presidente Dilma Rousseff ficou irritada com a aprovação do Código Florestal na Câmara dos Deputados após um racha da base governista e garantiu a uma fonte do governo que participou das negociações que vetará os trechos do texto que considera equivocados, caso a base não consiga promover mudanças no Senado. De acordo com essa fonte, Dilma afirmou antes da votação que esperava a derrota do governo, mas se disse confiante de que a base governista conseguirá fazer as mudanças na votação no Senado.

 

-Conselho aprova a Política Estadual de Educação Ambiental - O Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMA) promoveu, nesta segunda-feira (23) em Curitiba, a primeira reunião ordinária de 2011, durante a qual foram empossados os 24 novos conselheiros e aprovada a Política Estadual de Educação Ambiental.
A nova Política de Educação Ambiental foi formulada e baseada na Política Nacional de Educação Ambiental, a qual considera a educação formal dos ensinos básico, médio e superior e a educação informal. “O tema da política foi amplamente discutido em 2010 pelos conselheiros, só não havendo tempo hábil para a aprovação da política”, explica o presidente do conselho e secretário do Meio Ambiente, Jonel Nazareno Iurk. Outro importante assunto em pauta foi a apresentação do Plano de Controle de Inspeção Veicular (PCPV), que está sendo formulado pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente - por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O Plano é um instrumento de gestão da qualidade do ar que segue as diretrizes do Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar (Pronar) e do Programa de Controle de Veículos Automotores (Proconve).


-Dilma suspende 'kit gay' após protesto da bancada evangélica - A presidente Dilma Rousseff determinou nesta quarta-feira a suspensão da produção e distribuição do kit anti-homofobia em planejamento no Ministério da Educação, e definiu que todo material do governo que se refira a "costumes" passe por uma consulta aos setores interessados da sociedade antes de serem publicados ou divulgados. Em protesto contra 'kit gay', bancada evangélica mira Palocci MEC nega ter distribuído "kit gay" e diz que material pode mudar PSOL entra com representação contra o deputado Bolsonaro Bancada evangélica diz que não vota 'nada' até esclarecer 'kit gay' . Segundo o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), Dilma considerou o material do MEC "inadequado" e o vídeo "impróprio para seu objetivo".  A manifestação ocorreu na esteira de uma reunião de Carvalho com a bancada evangélica da Câmara. O grupo de parlamentares chegou a ameaçar o governo com obstrução da pauta no Congresso, colaborar com assinaturas para convocar o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) a se explicar sobre sua evolução patrimonial e propor uma CPI para investigar o MEC.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

-Depois de dois anos de debate, Câmara aprova Código Florestal  - Depois de quase dois anos de discussões, a Câmara aprovou na noite desta terça (24), por 410 votos a favor, 63 contra e uma abstenção, o projeto do novo Código Florestal, legislação que estipula regras para a preservação ambiental em propriedades rurais.
Com a aprovação, a matéria será enviada ao Senado, onde deverá sofrer modificações e será alvo de novos embates entre integrantes do governo, da base aliada na Casa e do movimento ambientalista. Em uma sessão marcada por protestos de parlamentares ligados aos ambientalistas - que tentaram, sem sucesso, adiar a votação - e por manifestações de defensores do agronegócio, os deputados referendaram o texto elaborado pelo relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP). No Senado, o relator da matéria será o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). O projeto do Código Florestal, entre outras regras, prevê dois mecanismos de proteção ao meio ambiente. O primeiro são as chamadas Áreas de Preservação Permanentes (APPs), locais como margens de rios, topos de morros e encostas, que são considerados frágeis e devem ter a vegetação original protegida. Há ainda a reserva legal, área de mata nativa que não pode ser desmatada dentro das propriedades rurais. Depois de um longo período de negociações, o relator conseguiu garantir no texto dispositivo que isenta pequenos produtores da obrigatoriedade de recompor reserva legal em propriedades de até quatro módulos fiscais - um módulo pode variar de 40 hectares a 100 hectares. Rebelo e os líderes partidários também conseguiram amarrar no texto a garantia de que atividades consolidadas em APPs, como o cultivo de maçã ou plantio de café, por exemplo, serão mantidas pelo governo. O impasse sobre a especificação de quais culturas poderão ser permitidas, no entanto, ainda deve ser resolvido no Senado. O artigo que trata da anistia para quem desmatou até julho de 2008, previsto no texto de Rebelo, também será discutido com os senadores. Da mesma forma, o governo também vai trabalhar no Senado para incluir no texto do Código Florestal punições mais rigorosas para quem reincidir em crimes ambientais. O acordo firmado entre os líderes partidários e o governo sobre pequenos produtores em áreas de preservação permanentes também deverá ser inserido no texto pelos senadores. Trata-se da proposta que deve garantir a atividade de ribeirinhos nas margens dos grandes rios. O governo concordou em exigir de pequenos produtores, com atividades consolidadas em propriedades nas APPs de margens de rios, a recomposição da vegetação de apenas 20% da total da terra para áreas de até quatro módulos fiscais.

-Richa garante apoio à luta pela criação de Tribunal Regional Federal no Paraná - Em reunião com deputados e lideranças do Judiciário nesta segunda-feira (23), o governador comprometeu-se a ceder um edifício do Estado para abrigar temporariamente o TRF e afirmou que o tribunal contribuiria para a democratização da Justiça. Para Richa, é necessário estreitar as relações com a bancada federal paranaense e com os governadores dos estados que também passarão a abrigar TRFs caso a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) seja aprovada. Além de Curitiba, a PEC prevê a instalação de tribunais federais em Manaus, Salvador e Belo Horizonte.


-Detran intensifica fiscalização e penaliza 22 autoescolas - Desde janeiro, 14 Centros de Formação de Condutores do Paraná tiveram suas credenciais cassadas. Outros sete receberam advertência e um foi suspenso. Punições fazem parte de conjunto de medidas adotadas para melhorar a qualidade dos processos de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista. Se houver comprovação de que houve participação de alunos em algum tipo de fraude, os respectivos processos de habilitação serão cancelados e os candidatos responderão criminalmente pelos delitos cometidos.


-O governo do Estado, por meio do Instituto das Águas (AguasParaná), vai estimular a instalação de comitês de bacias hidrográficas no Paraná. Além de essenciais para a gestão das bacias – contribuindo para a melhor qualidade e uso consciente da água –, os comitês terão papel importante no Programa de Águas e Solos Rurais (Proesas Rurais), lançado em abril pelo governador Beto Richa. Eles terão a responsabilidade de avaliar e selecionar as famílias de produtores rurais que podem ingressar no programa e receber os benefícios previstos. Até agora foram instalados no Paraná cinco comitês. Dois estão em fase de implantação e quatro ainda não iniciaram o processo.

-PM apreende oito menores consumindo bebida alcoólica - A Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon atendeu a uma ocorrência por volta das 21h15 da noite deste domingo, à Rua Santa Catarina, no centro da cidade. Segundo várias denúncias, no local havia uma grande quantidade de menores ingerindo bebida alcoólica. Ao chegar no local os policiais fizeram a abordagem e constataram que oito menores estava ingerindo bebidas na companhia de um rapaz maior de idade. Os policiais ainda localizaram próximo aos mesms duas facas e vários frascos de bebida. Todos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia para as providências cabíveis. O Conselho Tutelar também foi acionado em função do envolvimento de menores. Uma menor de 13 anos, inclusive, precisou ser encaminhada para o pronto-socorro porque estava passando mal.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

-Paraná libera R$ 2,6 milhões para programa de seguro rural do trigo - O governo do Paraná liberou R$ 2,6 milhões para execução do Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural para o trigo que está sendo plantado este ano. Com a subvenção – que cumpre a lei estadual 16.166 de 2009 –, o produtor arca com apenas 15% do custo efetivo do prêmio do seguro, já que o governo estadual garante 15% e o governo federal responde pelos outros 70%.  Essa ação é pioneira na região Sul do País, onde se concentra a produção de trigo. O Paraná é o maior produtor nacional do grão. Este ano deverá colher 2,85 milhões de toneladas, o que corresponde a 56,6% da produção brasileira prevista para 2011.  A lei estadual de seguro rural – que estabeleceu a garantia de pagamento de 15% do valor do prêmio pelo governo estadual – foi instituída inicialmente para amparar os produtores de trigo que investem no plantio da lavoura e ficam vulneráveis aos riscos do clima. Frequentemente as lavouras de trigo no Sul do País sofrem com alguma ocorrência climática que prejudica a qualidade do grão, como geadas severas durante o desenvolvimento vegetativo ou excesso de chuvas na colheita.

 

-Paraná certifica propriedades livres de brucelose e tuberculose - O Paraná é o estado com maior número de propriedades certificadas como livres de doenças da brucelose e tuberculose em animais. No total já foram entregues 32 certificados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose. Segundo a coordenadora do programa, Mariza Koloda, outras 17 propriedades estão em processo de certificação. “O programa tem como objetivo baixar a incidência destas enfermidades e certificar o maior número possível de propriedades, visando ofertar ao consumidor produtos de baixo risco sanitário, pois ambas são zoonoses e representam riscos ao homem”, afirma Mariza.


-Evangélicos unidos - Depois de tentar barrar o kit antihomofobia do Ministério da Educação por considerar que o material incentivava o homossexualismo, a bancada evangélica da Assembleia voltou a campo ontem, para tentar impedir a “marcha da maconha” marcada para este fim de semana, em Curitiba. Mara Lima (PSDB), Edson
Praczyk (PRB) e Leonaldo Paranhos (PSC) enviaram ofício ao Ministério Público
pedindo a proibição da manifestação em defesa da legalização da droga.


-Mulher morre após cair de prédio no centro de São Miguel do Iguaçu - Na manhã de ontem (17), por volta de 10h30, uma mulher que fazia a limpeza de vidros em janelas de um prédio no centro de São Miguel do Iguaçu, caiu e entrou em óbito, segundo as primeiras informações colhidas no local. Inês Alamini Silvano, 55 anos, estaria realizando serviços de limpeza nas janelas do prédio onde residia há dois anos, apartamento do terceiro piso, localizado na Rua Castro Alves esquina com a Duque de Caxias, quando perdeu o equilíbrio e caiu. Os Bombeiros de São Miguel do Iguaçu foram acionados rapidamente e estiveram no local, mas apenas constataram o óbito.
A Polícia Civil agora vai fazer as investigações para apurar as causas do ocorrido. Nenhum material de limpeza foi encontrado próximo a janela de onde a vítima caiu.


-Um menino de seis anos foi encontrado completamente embrigado, na noite desta segunda-feira (16), em Sarandi (a 12 km de Maringá). Conforme a Polícia Militar (PM), um homem que passava pela Rua das Hortências, no Jardim Primavera, teria encontrado o garoto deitado na rua, e acionado a PM às 23h50. A criança foi encaminhada para o Pronto-Socorro de Sarandi onde passou a noite em observação. Conforme informações de enfermeiro, ela recebeu alta por volta das 8h desta terça-feira (17). Assim que a criança chegou no Pronto-Socorro, o Conselho Tutelar localizou a mãe do menino, que passou a noite com ele. De acordo com informações de uma enfermeira, que não quis se identificar, a mãe não soube explicar o que aconteceu com o filho. O superintendente da delegacia de Sarandi, Carlos Oliveira, conta que a criança foi encontrada desmaiada em frente de casa. "Estamos apurando se a família tem responsabilidade sobre o caso e quem teria fornecido a bebida", afirma. De acordo com a PM, fornecer bebidas alcoólicas para crianças e adolescente é crime cuja pena pode chegar a quatro anos de detenção.

terça-feira, 17 de maio de 2011

-A "Operação Saúde" da Polícia Federal prendeu até as 11h desta segunda-feira (16) pelo menos 35 pessoas em sete estados do país investigadas por fraudes e desvio de verbas públicas federais para a compra de medicamentos em prefeituras. A ação, que contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), ocorreu nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Rondônia. onforme a CGU, os presos são, principalmente, sócios e representantes de empresas, além de servidores municipais. As buscas foram feitas em dez sedes de empresas e seis prefeituras do Rio Grande do Sul, Pará e Mato Grosso. Fiscalizações realizadas nos dois últimos anos pela CGU em 22 municípios confirmaram prejuízo de mais de R$ 3 milhões para os cofres públicos. A "Operação Saúde" tinha como objetivo cumprir 64 mandados de prisão temporária e 70 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça de Erechim (RS). A ação mobilizou 282 policiais federais e 18 auditores.


-Caixa alerta sobre erro em data de aposta da Mega-Sena - A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou uma nota hoje sobre um erro na data apresentada em algumas apostas do concurso 1.284 da Mega-Sena emitidas entre o último sábado, dia 14, e a manhã desta segunda-feira. Segundo a nota, por motivos operacionais, algumas apostas do concurso 1.284 trazem impressa a data incorreta de 16 de maio de 2011 como o dia do sorteio. O concurso 1.284 será realizado normalmente em sua data prevista, ou seja, na próxima quarta-feira, dia 18, de acordo com confirmação da CEF. Os recibos com data incorreta concorrem normalmente.

 

-Vereadores de Santa Tereza do Oeste, São Pedro do Iguaçu e São José das Palmeiras programaram para hoje, às 13h30, ato público para reivindicar a pavimentação asfáltica de 55 quilômetros entre os três municípios. Os líderes políticos pretendem se encontrar em São Pedro na bifurcação rodoviária de acesso a Santa Tereza e Vera Cruz. A obra provocará o desenvolvimento transversal, encurtado o caminho com os municípios da Costa Oeste. Se implantada, reduzirá a distância entre São Pedro e Cascavel em até 55 quilômetros. Em março, comitiva de líderes políticos de São Pedro participou de audiência com José Richa Filho, secretário estadual de Infraestrutura e Logística. Na ocasião, Richa anunciou que não poupará esforços para inserir a obra no Orçamento do Estado.


-Homem quase é degolado após briga no interior de Santa Helena - A Polícia Militar de Santa Helena registrou neste fim de semana, uma ocorrência de lesão corporal grave no interior do município. Segundo relato da pessoa que solicitou a presença da PM, a vítima Luiz Capitani, popularmente conhecido como "Miguelão", estaria bebendo com um vizinho, José Gabriel Pereira, conhecido como "Bié", em certo momento se desentenderam e Bié pegou um facão e desferiu um golpe na garganta de Miguelão. A vítima foi socorrida por populares e levada gravemente ferido para o Hospital Policlínica, onde "Miguelão", onde teve que ser transferida para atendimento médico no PAM, onde foi imediatamente socorrido e levado pela ambulância ao Hospital e Maternidade Maeda. Após coleta de informações, uma equipe da PM saiu no encalço do autor, o localizando em casa, momento em que foi dada voz de prisão e o mesmo foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Santa Helena para os procedimentos de praxe.


-Grávida de oito meses é morta com 17 facadas - Uma mulher grávida de oito meses foi morta a facadas na madrugada deste domingo (15) em Toledo. Socorristas do Siate foram acionados para atender uma vítima de ferimento por arma branca, na rua São Miguel, cruzamento com a rua Thomaz Gonzaga, na Vila Boa Esperança, chegando ao local apenas constataram a morte da mulher. A Polícia Civil prestou apoio na ocorrência e passa a investigar o crime. O corpo foi levado ao IML de Toledo, onde passou por necropsia, sendo constatado que a vítima foi atingida por 17 facadas, e estava grávida de oito meses.

-Antony é mais uma vítima da violência covarde contra crianças que se espalha pelo país - Solteiro; 18 anos; formação: 5ª série incompleta do ensino fundamental; sem antecedentes criminais; profissão: ajudante de pedreiro; amasiado há 7 meses com L.D.C; morador de São Pedro do Iguaçu. Este é o perfil de Joelson de Campos, autor confesso do brutal assassinado do menino Antony Kaue Caetano de apenas dois anos de idade. O menino morreu na noite de domingo (15) após levar socos no abdômen, desferido pelo seu padrasto. No mês proposto para a reflexão sobre a violência e o abuso sexual infantil, na semana do Dia (18) Nacional de Combate a violência Infantil, a 20ª SDP se vê diante de um crime estarrecedor, uma criança de apenas dois anos de idade ser assassinada pelo próprio padrasto, para não fugir as estatísticas que dão conta de que 90% dos casos de violência contra crianças e adolescentes acontecem dentro de casa. O Delegado Adjunto da 20ª SDP Edgar Dias Santana conversou com a imprensa. “É importante ressaltar que a Polícia Civil não tolera este tipo de ato vil, nojento e repugnante. Este tipo de pessoa, ou melhor, não pessoa, não merece viver em sociedade. Com o flagrante concluído o remeteremos ao poder judiciário para que tome as medidas que entender cabíveis". Joelson de Campos está preso na carceragem da 20 SDP, onde vai aguardar os procedimentos cabíveis.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

-Um dia após fracassar no plenário da Câmara a tentativa de votar o texto do novo Código Florestal, o líder do governo na Casa, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que o Planalto não trabalha mais com prazo para votar o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Vaccarezza ainda mandou um recado para os "representantes do setor produtivo" ao recomendar a eles que "acelerem" a elaboração de um acordo para votar o código porque o decreto de anistia aos desmatadores, que expira em 11 de junho, não será prorrogado.
"Tem um decreto que vai expirar no dia 11 de junho. E, quero já adiantar, pelo que sei das conversas do governo, esse decreto não será prorrogado. Então, é importante que as pessoas que defendem o setor produtivo, que estão participando desse debate [do código], acelerem para fazer um acordo para a gente poder votar", disse Vaccarezza.
Questionado sobre a nova data para analisar o texto de Rebelo no plenário da Casa, Vaccarezza afirmou que a matéria não poderá ser votada nesta semana porque os principais líderes partidários da base aliada estão viajando.

-Produtor pode aguardar para averbar, mas corre risco de ser multado - Uma vez averbada a reserva legal de uma propriedade, não há mais como modificar as dimensões da área. Por essa razão, está difícil para o produtor rural decidir se averba sua área destinada à preservação do ecossistema nativo ou aguarda as definições sobre o assunto, previstas no novo Código Florestal. O problema é que a votação do Código foi novamente adiada no Congresso Nacional. Dessa vez sem previsão para voltar à pauta. Enquanto isso, o produtor fica sem saber o que fazer: averbar e correr o risco de perder parte de suas terras produtivas (já que o novo texto pode ser mais flexível com a reserva legal) ou não averbar e receber multa de até R$ 500 por hectare de terra. “Nossa orientação é para que o produtor aguarde mais um pouco para averbar, pois acreditamos que, caso não haja votação até lá, a data-limite para averbação [11 de junho de 2011] seja prorrogada,”, diz a assessora técnica da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Carla Beck.

-Vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 20 - Até a manhã desta última sexta-feira (13), o Paraná já havia vacinado cerca de 1,2 milhão de pessoas, o que equivale a 70% do grupo populacional ao qual a imunização é destinada. A Secretaria da Saúde já pediu aos municípios que intensifiquem a vacinação neste sábado (14). Para atingir a meta (1,3 milhão) ainda devem ser imunizadas cerca de 100 mil pessoas. A vacina estará disponível nas 2,2 mil unidades de saúde distribuídas em todo o Paraná. Ficará a critério de cada município organizar unidades volantes em praças, parques, shoppings e supermercados.

-Atividades em contraturno serão ampliadas nas escolas do Paraná - De acordo com o vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, até o fim desta gestão 500 escolas estarão funcionando em período integral e, além delas, outras instituições de ensino irão oferecer atividades no período contrário ao de aulas. A ideia é estabelecer parcerias com entidades que poderão promover atividades na escola ou fora dela. Convênio dessa natureza já foi assinado com o Sistema Fecomércio, que realizará atividades em contraturno nas escolas da rede estadual que oferecem ensino médio em 17 municípios. Serão beneficiados 2.550 alunos em 2011.

 

-Elio Rusch aposta em melhorias na segurança pública - A partir desta sexta-feira (13) Marechal Cândido Rondon e região passam a contar com um Corpo de Bombeiros Militar. A implantação oficial do 3º Subgrupamento do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, aconteceu em solenidade realizada na manhã desta sexta, com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César. De acordo com o deputado estadual Elio Rusch, a presença do secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo Almeida César, em companhia do comandante geral da PM do Paraná, Coronel Marcos Teodoro Scheremeta, se deve à disposição do governador Beto Richa de buscar soluções concretas aos problemas de segurança na região. "Questões carcerárias, contratação de policiais, melhoria da infraestrutura, investimento em equipamentos e outros itens estão sendo avaliados com muita seriedade pelo governo paranaense, depois de muitos anos de mau gerenciamento do setor", garantiu o deputado.


-Procon do Paraná alerta para novas regras de uso dos talões de cheque  - O Procon-PR emitiu um alerta sobre as novas regras para uso do cheque, aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Entre as principais mudanças estão a clareza nos critérios de concessão de talões, a data de confecção constando em cada folha de cheque, a política de cancelamento, e a responsabilização dos bancos pelas informações repassadas ao comércio. Os bancos têm o prazo de um ano para refazer os contratos vigentes, que deverão incluir informações como as restrições cadastrais, as condições para ter direito aos cheques e orientações em caso de descumprimento das cláusulas. Para sustar um cheque, ou folhas em branco por furto, roubo, ou extravio, será necessário informar ao banco e registrar um Boletim de Ocorrência. O prazo para apresentar o Boletim ao banco é de dois dias.

-OXI: mais destruidora que o crack - O Oxi é a ‘novidade’ do momento, e bem mais viciante, mais barata e consequentemente mais letal do que seu antecessor. A definição para a droga é que se trata de “um crack piorado” e o nome vem do processo de “oxidação” do produto na hora da fabricação. Desconhecida na região Sul do Brasil até pouco tempo, o entorpecente que ‘surgiu’ no Estado do Acre, aos poucos ganha usuários em outras regiões. De acordo com o delegado chefe da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes) da Polícia Federal do Acre, Maurício Moscardi Grillo já existe relatos da presença do produto em algumas cidades dos estados do Norte, Nordeste, Amazonas e Centro-Oeste. “Não é estranho o relato de apreensão da droga em locais distantes geograficamente do Acre como o Paraná, até porque o que diferencia o Oxi da cocaína, ou do crack, por exemplo, é a forma como é beneficiado”, comenta. “E também não é feito a partir de um produto que só existe no Acre, é fabricado a partir da base livre da cocaína, que infelizmente existe em todas as regiões do Brasil”. “O Oxi é feito, juntado pasta de coca à base  livre produtos como gasolina e cal virgem, em alguns casos até mesmo água de bateria de veículos é acrescentada”, relata. “A secagem desses produtos é feita de forma bastante simples, alguns utilizam o aparelho de microondas para isso”. A ‘receita’ da nova droga é simples e não exige ‘conhecimentos químicos’ para produção, agora quem é o ‘pai da criança’ ainda é uma incógnita. Criada para atender a classe mais pobre da população, a droga vem atingindo o objetivo. A média de valor para se obter uma pedra de crack é de R$ 10, para conseguir uma pedra de Oxi é preciso apenas R$ 2. O comparativo entre os dois subprodutos não para por aí. Enquanto a concentração do princípio ativo da cocaína no crack é de 40%, no Oxi chega a 80%.

domingo, 15 de maio de 2011

-Governo encaminha mensagem do reajuste do funcionalismo para Assembleia - Documento foi assinado pelo governador Beto Richa e entregue nesta quarta-feira (11) ao legislativo estadual pelo secretário-chefe da Casa Civil, Durval Amaral. O reajuste de 6,5% do funcionalismo representa um impacto financeiro mensal na folha do Estado de R$ 47 milhões, valor que já consta na previsão orçamentária do governo. O percentual de reajuste corresponde ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrado nos últimos 12 meses.


-Votação do Código Florestal é adiada para próxima semana - Uma rebelião na base aliada levou o governo a adiar a votação do Código Florestal para a semana que vem. Apesar de passar o dia em intensas negociações sobre o novo texto, os líderes aliados foram surpreendidos pela bancada ruralista que tinha votos para derrotar proposta do Palácio do Planalto que prevê a edição de decreto presidencial para definir quais as atividades agrícolas podem ser exploradas nas Áreas de Preservação Permanente (APPs). Diante da iminente derrota, os aliados decidiram suspender a votação.


-Código só voltará à pauta quando governo tiver segurança - O projeto do novo Código Florestal só voltará à pauta de votação da Câmara quando o governo tiver segurança de vitória. Na madrugada de ontem, a votação no plenário foi suspensa após a ameaça de derrota do governo em itens que o Palácio do Planalto não aceita modificar no parecer do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP). "O governo não trabalha com prazo, mas na expectativa de chegar a um acordo. Temos de fazer um acordo que nos permita a vitória", afirmou o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). O líder disse que o governo não vai concordar com nenhuma agressão ao meio ambiente, a anistia de desmatadores nem com a consolidação de áreas já desmatadas. O governo, segundo Vaccarezza, não recua de fazer o decreto para definir as culturas que serão permitidas em áreas de preservação permanentes. Esses são os pontos nos quais deputados ruralistas ameaçam alterar e que provocou a suspensão da votação. Como forma de pressão para que os deputados da base aceitem chegar ao texto defendido pelo Palácio do Planalto, o governo tem usado o dia 11 de junho. Nesta data extingue o decreto que suspendeu as punições para os proprietários que desmataram suas propriedades. "É bom que os interessados se apressem para fechar um acordo. Nunca ouvi no governo nenhuma proposta de prorrogar o decreto", disse Vaccarezza.

 

-Aprovado aumento da tarifa paga pelo Brasil ao Paraguai por energia de Itaipu - Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (11), em votação simbólica no Plenário, o Projeto de Decreto Legislativo (PDS 115/11) que acata o texto que trata das bases financeiras da revisão do Tratado de Itaipu, firmada pelo Brasil e o Paraguai em 1º de setembro de 2009. Essa alteração no Tratado de Itaipu eleva de US$ 120 milhões para US$ 360 milhões anuais a quantia paga pelo Brasil ao Paraguai pela cessão de energia de Itaipu.

-Governador recebe professores no Dia de Mobilização Nacional da Educação - O governador Beto Richa reafirmou nesta quarta-feira (11), ao receber dirigentes da APP-Sindicato, o apoio às causas da educação e a prioridade dada à área por seu governo. Richa recebeu dos sindicalistas uma carta com reivindicações dos professores, marcando a passagem do Dia de Mobilização Nacional – A Educação Quer Mais. O governador disse que não vai medir esforços para garantir um ensino de excelência em todo o Paraná, mediante qualificação dos professores, salário digno e justo e investimentos na melhoria das escolas.

 

-Paraná alia zoneamento ecológico e econômico - A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e o Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) estão realizando  quinta-feira (12) uma reunião técnica sobre o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) – instrumento de gestão do território do estado, visando a orientação de políticas públicas e que prevê aliar a preservação ambiental ao desenvolvimento econômico. “O zoneamento é uma ferramenta fundamental para reordenar o Estado, alinhando o desenvolvimento econômico, social e ambiental”, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk.

 

-Alunos de universidades estaduais participarão de programa habitacional - Uma parceria anunciada nesta quarta-feira (11) entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) deverá mudar significativamente a forma de alocação de futuros moradores de casas populares. “Um trabalho preventivo envolvendo profissionais de diversas áreas será executado para que as famílias não sejam apenas transferidas para novas áreas”, disse o diretor presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche. “O objetivo é atuar desde a regulamentação de terrenos até o período posterior à mudança”, destacou durante audiência com o secretário Alipio Leal. Para que essa mudança ocorra da melhor forma possível, a Seti vai estudar a participação de estudantes das universidades estaduais das áreas de Direito, Serviço Social, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica e Arquitetura, entre outras, no acompanhamento de projetos de habitação da Cohapar, disse o secretário. A ideia é que os alunos sejam supervisionados por professores das universidades estaduais em empreendimentos construídos nas zonas urbanas e rurais, em todas as regiões do Estado. Segundo Chaowiche, a Cohapar tem como meta construir cerca de 25 mil novas moradias/ano, ou 100 mil unidades em quatro anos. Em 2011, adiantou, serão 200 municípios atendidos


-A 10ª Regional de Saúde recebeu nesta quarta-feira (11) a equipe do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde. A visita à Cascavel faz parte de um roteiro que o grupo composto pelo coordenador Dr. Héder Murari Borba, a técnica administrativa Simone Cavalheiro, e a coordenadora do CET (Centro Estadual de Transplantes) Dra. Arlene Badoch está cumprindo em todo o país. O objetivo é discutir, vistoriar e acompanhar os trabalhos que o COPOT (Comissão de Procura de Órgãos e Tecidos) vem realizando em Cascavel. A Sede que funciona no prédio da 10ª Regional, corresponde a cinco regionais de saúde, abrangendo mais de 2 milhões de habitantes e tem como coordenadora a enfermeira Rosimeri Lima Tomé. A fila de espera no Paraná hoje soma em quase quatro mil pessoas, e em todo o país são 40 mil pacientes que aguardam por uma doação, a grande maioria de córneas e rins. “O País é em números absolutos, o segundo maior transportador do mundo. Nós perdemos apenas para os Estados Unidos. O Sistema de transplante do Brasil é o maior hoje em termos de financiamento público. Nós estamos precisando melhorar na parte de doação por milhão de habitante, o Brasil apesar de ter um avanço significativo nos últimos dez anos ainda há uma alta porcentagem de recusa das famílias em autorizar as doações”, explica Dr. Murari. Ainda de acordo com o Dr. Héder Murari, esta recusa ainda acontece pelos famosos mitos. O receio do tráfico de órgãos e também a questão da deformação do corpo. Para ser um doador você precisa apenas comunicar a sua família.

 

-Polícia usa gás lacrimogênio para conter rebelião de presos em Marechal Rondon - Desde que assumiu a Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon no último mês de março, o delegado Nagib Nassif Palma determinou uma série de medidas para tentar evitar a ocorrência de novas fugas de presos. Uma delas está sendo a colocação de chapas de ferro abaixo do piso do cadeião, haja vista que a maioria das fugas ocorreu a partir da escavação de túneis com acesso a parte lateral do prédio policial. Nos últimos dois dias os policiais civis constataram movimentação estranha do interior da área de carceragem, com os presos novamente tentando colocar em prática uma ação de fuga. O plano foi combatido ontem a tarde com a descoberta de túneis que estariam sendo escavados, o que motivou a retirada dos presos de suas celas e a colocação de chapas de ferro nos buracos. Atualmente a cadeia pública de Marechal Cândido Rondon abriga 124 detentos, enquanto sua capacidade física foi edificada com a projeção de conter apenas de 16 a 20 presos. Frustrados com as medidas que estão sendo tomadas para evitar as fugas, os detentos se rebelaram durante a madrugada de hoje(11) e uma grande mobilização policial aconteceu para que a situação fosse controlada. As visitas aos detentos também foram suspensas no dia de hoje(11), como uma medida de segurança.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

-Campanha Espalhe Calor vai distribuir 150 mil cobertores - O governador Beto Richa e a presidente do Provopar Estadual e secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, deram início nesta terça-feira à Campanha do Agasalho 2011. A abertura ocorreu em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. A meta para este ano é atender 75 mil famílias em vulnerabilidade social no Estado, entregando 150 mil cobertores. Os primeiros municípios a serem atendidos são os de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e os do chamado “corredor do frio”, nas regiões mais ao sul do Paraná, onde o inverno é mais rigoroso. Cobertores, roupas e calçados podem ser entregues em postos de arrecadação espalhados por todo o Estado.

 

-Governo encaminha a órgãos de controle novos documentos sobre obras irregulares O secretário estadual de Controle Interno, Mauro Munhoz, entregou nesta segunda-feira (9) ao Ministério Público (MP-PR) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) a segunda parte dos documentos que indicam irregularidades em obras acompanhadas pelo Paranacidade na administração anterior, relativas ao Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimento (Recap). A compilação é parte do diagnóstico da situação estrutural e administrativa do governo Beto Richa, apresentado pelo governo no dia 12 de abril. Entre os problemas encontrados nos documentos encaminhados nesta segunda-feira estão a falta de recursos para honrar compromissos assumidos no último ano de gestão e convênios e contratos assinados durante período eleitoral. RECAP – Foram assinados 336 convênios do Recap com prefeituras, sem que o Estado tivesse recursos financeiros para honrar a totalidade dos compromissos, no valor de R$ 70 milhões. “Mais de 90% dos convênios venciam no fim de 2010 e não podiam ser renovados.

 

-BB é o maior banco do País - O Itaú Unibanco ficou com o maior lucro do sistema financeiro brasileiro no primeiro trimestre, de R$ 3,5 bilhões. Já o Banco do Brasil, que lucrou R$ 2,9 bilhões, valor recorde para o período na instituição, fechou o trimestre como o maior banco brasileiro em ativos, com R$ 866 bilhões. Na comparação com o Itaú, o BB está R$ 88 bilhões à frente. Os quatro maiores bancos do País juntos lucraram R$ 10,1 bilhões no primeiro trimestre, no padrão contábil brasileiro, BR Gaap.


-Mulher é estuprada e agredida dentro de casa - Uma família viveu momentos de terror na tarde de ontem no Bairro Região do Lago, em Cascavel. Um rapaz invadiu a residência e, depois de ameaçar e agredir uma mulher com um martelo, teria mantido relações sexuais com ela em frente ao filho, de apenas quatro anos. A criança também foi agredida pelo maníaco. Após cometer o crime o marginal fugiu levando objetos da residência. A vítima, mesmo aterrorizada, conseguiu acionar a polícia, que deu início às buscas. O criminoso, identificado como sendo Edson Rodrigo Ferreira, 30, foi localizado minutos depois na residência dele, no Jardim Itália. Na casa os soldados encontraram ainda objetos roubados da vítima. Edson recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil, local em que  negou o crime. No entanto, as vítimas reconheceram o maníaco.

-PRF prende jovem com dois quilos de crack amarrado nas pernas em Cascavel - Na manhã de ontem (10), policiais rodoviários federais de Cascavel apreenderam um pouco mais de dois quilos de crack que estavam em um ônibus itinerário de Foz do Iguaçu à Ponta Grossa. Segundo informações, a apreensão aconteceu durante fiscalização de combate ao tráfico de entorpecentes em veículos de transporte de passageiros, na BR-277. No total, foram encontrados 2,085 quilos da droga moldados e amarrados com filme PVC às pernas de um passageiro, o qual seguia no ônibus de linha regular. M.A.P.C.F., de 18 anos, servente de pedreiro, fingiu dormir durante a abordagem inicial, sendo necessárias várias tentativas dos policiais para "acordá-lo". A droga foi descoberta após revista
pessoal do detido.

 

-PM troca tiros e com meliantes e impede furto de caixa eletrônico no interior de Toledo  - Uma troca de tiros evitou o furto do caixa eletrônico do banco Sicredi em Vila Nova,distrito de Toledo, na madrugada de terça feira. Por volta das 3h, a central de monitoramento do Banco Sicredi informou a Policia Militar que agencia do Banco Sicredi estava sendo invadida por um grupo de oito elementos, os quais utilizaram um veiculo VW Saveiro para arrombar a porta. Segundo a informação do serviço de monitoramento, alguns elementos já se encontravam no interior da mesma. O policial militar do Destacamento da PM foi até o local e se defrontou com os elementos, ocorrendo troca de tiros. Na fuga os elementos deixaram cair o caixa eletrônico que já estava na caçamba da Saveiro. Os ladrões conseguiram fugir e o caixa eletrônico foi recuperado. Não foi informado o valor disponível no caixa eletrônico.

Frente a frente com a notícia 09/05

-Propriedades de produção de aves terão que atualizar cadastro pela internet - São mais de 10 mil propriedades avícolas pré-cadastradas junto à Secretaria da Agricultura que devem atualizar o registro, conforme resolução que será assinada pelo secretário Norberto Ortigara nos próximos dias. Para obter o registro, o produtor terá que cumprir normas sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Agricultura – procedimento que irá facilitar a fiscalização e a segurança alimentar. Cada processo terá de 11 a 13 documentos a serem preenchidos com diversos itens cada. Depois da etapa de conferência de dados e documentos, será realizada fiscalização em todos os estabelecimentos.

-O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu que a queda no preço dos combustíveis começaria a ser sentida pelos consumidores de todo País, nesta segunda-feira (9). Segundo ele, o governo adotou as medidas necessárias para o combate do abuso nos valores praticados pelos postos de gasolina, mas é preciso entender que esse é um mercado livre. “Precisamos, agora, elevar drasticamente a produção para que, com o excesso de oferta, se possa ter a maior redução dos preços,” disse ele lembrando que há nove anos o combustível sai das refinarias com o mesmo preço e que o aumento ocorre nas distribuidoras e nos postos.Lobão reforçou que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) passará a ter a responsabilidade de cuidar, também, do etanol. E admitiu que em alguns Estados há cartel nos postos de gasolina. A notícia do abatimento nos preços é animadora para qualquer um que esteja acostumado a vivenciar as oscilações do comércio na hora de abastecer o carro. Mas, ao que tudo indica, a queda nos preços ainda não chegou aos postos de combustíveis.

-Assembleia aprova por unanimidade criação da Defensoria Pública - Projeto elaborado pelo Governo do Estado prevê a criação de 333 cargos de defensor público, dos quais 207 serão contratados na primeira etapa, o que representa praticamente o dobro do previsto na proposta anterior. Além disso, a escolha do Defensor Público Geral será feita por eleição direta entre os integrantes da carreira. Nesta terça-feira o documento volta à pauta parlamentar para a segunda votação e o líder do governo, deputado Ademar Traiano (PSDB) solicitou que o plenário seja transformado em comissão geral para debater emendas e aprovar definitivamente a proposta

-Prazo de vacinação contra gripe termina na sexta-feira - A Secretaria da Saúde reforça que a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina na sexta-feira (13). Números do Programa Estadual de Imunização mostram que, até à tarde desta segunda-feira (09), o Paraná já vacinou 878 mil pessoas.  Para atingir a meta (1,3 milhão) ainda devem ser imunizadas cerca de 450 mil pessoas: grávidas – em qualquer período gestacional, idosos (com 60 anos ou mais), crianças de seis meses a dois anos, indígenas e trabalhadores de saúde que atuem diretamente no atendimento à pacientes de influenzas. A vacinação está disponível nas 2,2 mil unidades de saúde distribuídas em todo Paraná.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Frente a Frente com a Notícia - 09/05

-A Secretaria de Estado da Educação vai promover consultas públicas antes de aplicar mudanças administrativas e pedagógicas, de forma a envolver a comunidade escolar nas decisões. O anúncio foi feito pelo vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, durante reunião com a comunidade escolar em Londrina. A primeira consulta pública, já em andamento, trata da minuta sobre o porte das escolas e pode ser consultada e comentada pela internet até o dia 18 de maio, no endereço www.diaadiaeducacao.pr.gov.br.

-O ministro Leônidas Cristino e o secretário de Infraestrutura Portuária da Secretaria de Portos (SEP), Fernando Victor Carvalho, foram recebidos nesta sexta-feira (6), em Paranaguá, pelo superintendente dos Portos do Paraná, Airton Vidal Maron. O ministro está percorrendo os portos para conhecer de perto a infraestrutura existente e os projetos de ampliação e melhoria. Ele assegurou que o Paraná terá apoio do governo federal para o projeto de ampliação do Porto de Paranaguá, que prevê investimentos de R$ 1,1 bilhão. Segundo Cristino, o porto paranaense é estratégico e será incluído no Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP), que vai prever os investimentos necessários nos próximos 20 anos.

-O Paraná registra casos de dengue em 306 de seus 399 municípios, segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde divulgado nesta semana. Em todo o Estado, foram registrados 48.297 casos suspeitos de dengue e 16.284 foram confirmados. De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde, 15.952 casos são autóctones, ou seja, as pessoas se infectaram no Paraná, e 332 casos são importados. Em 42 municípios a incidência de dengue é considerada de média a alta. O Paraná já registra 13 mortes por dengue. Em Jacarezinho, uma das cidades com maior incidência da doença, seis pessoas morreram. Londrina tem três mortes por dengue. Os municípios de Ibiporã, Cornélio Procópio e Cambara registram uma morte cada um. O Estado criou um Comitê Gestor Intersetorial para combater a dengue. O comitê será responsável por ações durante todo o ano. Segundo a Secretária de Saúde, a atuação do comitê é dividida em cinco áreas: assistência aos doentes; vigilância epidemiológica; controle do mosquito; comunicação e mobilização; responsabilização dos gestores.

-Começa nesta sexta a Campanha Nacional do Desarmamento 2011 - Entidades civis que quiserem manter um posto de recolhimento de armas poderão pedir o cadastramento a partir desta sexta (06), quando o Ministério da Justiça lançará a Campanha Nacional do Desarmamento 2011, cujo slogan é "Tire uma arma do futuro do Brasil". O ato de lançamento da campanha está previsto para as 10h, no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio de Janeiro. A expectativa do governo federal é ter, pelo menos, um posto de recolhimento de armas em cada cidade. As regras para o cadastramento serão divulgadas pelo Ministério da Justiça durante o lançamento da campanha. A campanha do desarmamento é cooordenada por um conselho organizado pelo Ministério da Justiça. Integram o conselho representantes do Ministério da Justiça, Ministério da Defesa, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, OAB, CNBB, Rede Desarma Brasil, Viva Rio, Instituto Sou da Paz, Banco do Brasil, Frente Nacional de Prefeitos, Conselho de Comandantes da Polícia Militar, Conselho de Chefes da Polícia Civil e Associação de Maçonarias do Brasil. A primeira entidade civil autorizada a receber armas será a ONG Viva Rio, no Rio de Janeiro. As delegacias, que já recolhiam armas, vão seguir recebendo na campanha. "Delegacias de polícia de todo o pais já estarão recebendo as armas da campanha.


-Região Oeste participará em peso da 14º Marcha de Prefeitos - Cerca de 40 prefeitos e prefeitas da Região Oeste devem participar da 14º Marcha de Prefeitos a Brasília, que será realizada nesta terça-feira, de 10 a 12 de maio, integrando a comitiva dos prefeitos está o prefeito de Jesuítas e presidente da Amop, Aparecido José Weller Junior, líder da comitiva da Região Oeste. O presidente da Amop analisa que e a região tem reivindicações a serem discutidos com o governo federal, entre elas obras previstas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), como a segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai em Foz do Iguaçu e a usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu, além de recursos para construção de moradias populares, duplicação de rodovias, como a BR 163, 277 e 369. Os prefeitos levarão também para a discussão temas da pauta municipalista como, por exemplo, a proposta de emancipação de distritos. A edição deste ano da Marcha prevê ainda novidades como o lançamento oficial do Observatório do Crack, plenárias com propostas da CNM para aperfeiçoar o pacto federativo e uma conferência nacional de primeiras damas. Como nos outros anos, o Congresso Nacional sediará as bancadas parlamentares e o resultado das discussões será apresentado no dia seguinte. A abertura do evento, que será realizado no hotel Royal Tulip, contará com a presença da presidente da República Dilma Rousseff (PT).

-Falsas empresas receberam mais de R$ 18 milhões do governo  - O relatório da Operação "Déjà Vu II", da Polícia Federal (PF), foi concluído nesta quinta-feira (5). A investigação apurou desvio de dinheiro público através de certificados de "Organização da Sociedade Civil de Interesse Público" (OSCIP). A PF teve apoio da Controladoria-Geral da União e da Receita Federal. O relatório da Operação "Déjà Vu II", da Polícia Federal (PF), foi concluído nesta quinta-feira (05). A investigação apurou desvio de dinheiro público através de certificados de "Organização da Sociedade Civil de Interesse Público" (OSCIP). A PF teve apoio da Controladoria-Geral da União e da Receita Federal. De acordo com a nota oficial, foram 30 dias de análise de documentos reunidos em 33 lugares onde se cumpriram mandados de busca e apreensão. Ao todo, foram mais de 200 equipamentos, entre discos rígidos, computadores e pendrives. Foram ouvidas mais de 30 pessoas. O relatório aponta a participação de 21 pessoas, entre servidores públicos, no esquema. O desvio se dava mediante a criação de OSCIPs e falsas empresas de consultoria. As fraudes atingiriam processos de licitação, manipulados por servidores municipais, estaduais e federais.